Passar para o conteúdo principal
CÓDIGO VISUAL DA DOR

A dor é muito difícil de descrever. Cada pessoa pode ter uma experiência dolorosa diferente, tornando a dor numa sensação altamente subjetiva. Na Grünenthal, assumimos um compromisso com a inovação. Aliando o nosso conhecimento à ampla experiência na abordagem da dor, procuramos dar resposta às necessidades médicas, disponibilizando uma ferramenta visual que oferece um verdadeiro benefício aos doentes.

Apresentamos o Código Visual da Dor, uma ferramenta visual de apoio à identificação dos descritores de dor, que pretende facilitar a comunicação médico-doente no diagnóstico da dor crónica.

Ler mais

Código visual da dor - cartas
A minha dor - logotipo

Sabia que mais de 26 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de dor neuropática? Sabia que apenas 40 a 60% dos doentes conseguem um alívio adequado da dor?

Muitos desses doentes têm dificuldade em descrever a sua dor de uma forma que permita aos médicos entender realmente a possível causa e o impacto nas suas vidas. Assim, o principal objetivo da iniciativa "a minha dor…" é melhorar a comunicação entre doentes e médicos.

Esta iniciativa centra-se na dor neuropática, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Geralmente, estes doentes tendem a descrever as suas experiências individuais de dor de formas relativamente pictográficas: “a minha dor é como a erupção de um vulcão”, “a minha dor é como um ferro em brasa” ou “a minha dor é como uma faca a cortar”.

O problema é que, muitas vezes, os médicos não associam estas explicações à dor neuropática. Este desfasamento de linguagem gera mal-entendidos que podem conduzir a uma estratégia de tratamento de “tentativa e erro” ineficiente.

Saiba mais sobre esta iniciativa e conheça o "questionário sobre a minha dor", que o vai ajudar a descrever melhor a sua dor e auxiliar o médico a diagnosticá-la.

Visitar Website

Change Pain

“CHANGE PAIN” é uma iniciativa que visa aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes com dor crónica intensa e desenvolver soluções para melhorar o controlo da dor. A iniciativa é patrocinada pela European Pain Federation EFIC® envolvendo peritos em dor de toda a Europa e dos Estados Unidos da América. Este Painel Consultivo reúne-se regularmente para discutir tópicos relevantes sobre a forma de melhorar a prática clínica atual do tratamento da dor crónica intensa. Os compromissos do grupo são:

INVESTIGAÇÃO: Gerar consensos confirmando as necessidades dos doentes
PUBLICAÇÃO: Comunicar achados em publicações científicas
EDUCAÇÃO: Melhorar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre a fisiologia e tratamento da dor

Visitar Website